quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Meios de Comunicação de Massa


A comunicação é um facto importante que em termos de história sempre existiu, como por exemplo na Pré-história usavam as pinturas rupestres até ao estudo filosófico na Grécia antiga. É algo que está presente em qualquer sociedade.
Apartir da segunda metade do séc. XIX houve a fixação da
sociedade de massa, na qual a Revolução Industrial concentrou enormes quantidades de
pessoas em cidades ou regiões antes nada conhecidas, forçando a população a abandonar os seus hábitos tradicionais e reduzindo-as a condições de vida uniformizada, esta situação foi o primeiro sinal de uma massificação.
Os meios de comunicação usados no séx XIX, começou pela Pistola Veny feita para disparar sinais luninosos de diversas cores, visíveis de noite, a grandes distâncias. Em 1837 o americano Samuel Morse inventou o Telégrafo eléctrico e uma alfabeto, um sistema de pontos e traços. Este abriu a era das comunicações a grande distância.
Depois veio o Telégrafo de sinais luminosos, este sistema utiliza simultaneamente o sistema óptico dos Antigos (luz solar e luz artificial) e o alfabeto Morse.
Em 1854 apareceu o Telégrafo de imprimir, aperfeiçoado pelo o telégrafo Morse, sustituindo os pontos e os traços pelas letras de alfabeto, sendo a mensagem impressa numa estreita fita de papel pela máquina receptora.
Cabo submarino,cobriu o mundo. As grandes potências criaram redes telegráficas através dos oceanos fazendo emergir cabos metálicos cobertos de um isolador, a borracha, extraída do látex de uma árvore da Malásia. As mensagens assim enviadas por cabos,beneficiavam da maior discrição.A Telegrafia apareceu nos finais do séc.XIX, transmitia fotografias telegraficamente prorcionando um novo pogresso. Este sistema teve grande grande sucesso no campo jornalístico.
O Telefone eléctrico foi inventado em 1871,a técnica estava tão avançada que era normal que diversos investigadores em países diferentes tenham tido a mesma ideia.
Em 1896, a Telegrafia sem fios, antepassada da rádio, é obra de uma série de inventores.
No principio do séc. XX a telegrafia sem fios foi adaptada ao telefone.
A rádio tornou-se num meio de comunicação de massa. As informações e os programas de cultura musical estabeleciam novos elos entre os povos.
A televisão, da célula fotoeléctrica e da válvula electrónica permitiu dar os últimos retoques na televisão, que decompõe a imagem numa série de pontos transmitidos sob a forma de um impulso eléctrico.
Os computadores foram aperfeiçoados a partir das máquinas de calcular criadas pelo matemático Charles Babbage (1791-1871), mas só em 1946, com John Mauchly e John Presper Eckert, se construiu o primeiro computador electrónico ENIAC.
A era da WWW (World Wide Web)teve o seu início em 1957 com a criação da ARPA – Advanced Research Project Agency – que pretendia responder às necessidades do desenvolvimento espacial, servindo inicialmente a NASA e a Força Aérea.
A primeira rede de computadores foi construída pela Universidade da Califórnia em 1969, denominando-se ARPANET.
Em 1990 o Departamento de Defesa dos USA desmantelou a ARPANET substituindo-a pela NSF, rebaptizada de NSFNET popularizando-se como hoje a conhecemos: INTERNET.
No séc. XXI, a televisão, a internet e os telemoveis "reinam". À alguns anos trás a televisão transmitia dois canais,actualmente são mais de quatrocentos, é ao gosto de cada um. A internet era usada somente para pesquiza, actualmente serve para tudo, é tipo "um bem essencial" do dia-à-dia. Os telémoveis estão sempre a evoluir, já não se consegue "viver" sem eles.
Penso que o futuro não vai ser muito diferente do actual, os equipamentos vão ser mais reduzidos, e vai ser tudo controlado por "touch" e fibra optica.